Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: REIKI E TRAUMAS PSICOLÓGICOS

Pesquisar este blog

sábado, 6 de outubro de 2012

REIKI E TRAUMAS PSICOLÓGICOS




Em algum momento da vida de um ser humano há uma chance provável que experimente algum tipo de trauma, seja ele físico ou emocional. 

Os efeitos do incidente traumático vão passar, se não imediatamente, então dias, semanas ou meses mais tarde.

Para alguns indivíduos, a escuridão do trauma vai durar anos, afetando a sua vida cotidiana, assim como a vida daqueles ao seu redor.

Saiba como Reiki pode ajudar a reduzir a dor emocional do trauma.
 

por Linda Fehrs, LMT

Os ferimentos do trauma físico podem, eventualmente, curar, mas as feridas invisíveis do trauma emocional ou psicológico podem durar uma vida inteira - o que resulta em transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), uma condição emocionalmente incapacitante. Não sendo tratado pode experimentar crises intensas de depressão prolongada, explode inesperadamente em raiva com pouca provocação ou viver constantemente no limite. Uma pessoa com transtorno de estresse pós traumático pode saltar de emprego em emprego, ou até mesmo permanecer
 desempregado por anos. Em casos extremos, muitos acabam sem-teto, sem amigos ou família para apoiá-los. 

Muitas formas de trabalho corporal foram encontrados para ajudar a restaurar o equilíbrio de indivíduos com TEPT. Diversas técnicas que utilizam as mãos ajudam a reduzir o estresse e diminuir a produção do corpo de cortisol. A produção de cortisol aumenta com o estresse prolongado e afeta a pressão arterial, os níveis de insulina, função imune e resposta inflamatória do organismo.
 

Pessoas com transtorno pós traumático pode não estar abertas a certas formas de massagem terapêutica, especialmente para aquelas que sofreram abuso sexual ou violência doméstica. Para elas, a resposta pode ser para começar com o trabalho que é menos intrusivo. Uma modalidade tal é o Reiki. Reiki é feito com o cliente completamente vestido e pode ser feito sentado ou deitado em uma mesa de massagem. O praticante pode colocar as suas mãos levemente sobre o corpo do cliente, ou mantê-las a 3-5 centímetros de distância.
 

Reiki nas forças armadas 

A prática do Reiki também tem sido utilizada para os militares. Em julho de 2007, Dr. João Fortunato, um veterano do Vietnã, psicólogo clínico e ex-monge beneditino começou a Restauração Fort Bliss e centro de Resiliência no Texas. O centro, que oferece meditação, yoga, massagem e Reiki, além de outros métodos de cura holística, foi elogiado por ambos secretários, o de Defesa, Robert Gates (no Office 2006 - 2011), bem como pelo Chefe do Estado Maior, o General George Casey (no cargo 2007 - 2011) que foi citado como dizendo que o programa, que trata soldados que retornavam com diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático (PTSD), deve ser aplicado em todo o militar. O programa atual é para os soldados que voltaram do Afeganistão e do Iraque, experientes PTSD ou outro trauma e querem ficar no Exército. As estatísticas indicam que mais de 40.000 soldados que serviram nas arenas foram diagnosticados com PTSD.
 

Além do que os militares estão fazendo, outras organizações, tais como Honra-a-Veteran.org oferecerem Reiki, bem como outros serviços aos veteranos e suas famílias, geralmente gratuitamente ou por um preço com desconto. Massagistas e outros profissionais podem se inscrever com esta organização para se envolverem neste programa.
 

Outras formas de benefício com o Reiki 

O corpo e a mente podem sofrer de outros tipos de trauma emocional. Por exemplo, quando uma pessoa aprende que tem uma doença grave, ou está programado para a cirurgia, seu corpo e a mente podem reagir à informação de tal forma a criar uma espécie de desequilíbrio em sua energia. Administrar Reiki antes e depois de um
 evento como esse pode ajudar a manter e restaurar o equilíbrio. Isso, então, permite que o corpo e a mente curarem-se através do uso de energia positiva.

Muitos hospitais em todo os Estados Unidos já estão usando Reiki como terapia complementar para os seus pacientes por causa dos benefícios - especialmente pré e pós-cirurgia.
 
A coisa maravilhosa sobre Reiki é que uma vez treinados e em sintonia, você, como um terapeuta de massagem, terão mais uma opção para oferecer aos seus clientes. É uma forma gentil, não-intrusiva de trabalho e uma poderosa energia  que reduz a ansiedade e o estresse, que ativa a habilidade do corpo e da mente de cura natural. Se você é treinado como um Mestre de Reiki, você também pode ensinar o seu cliente para auto-administrar Reiki, que pode ir muito longe para manter o trabalho já feito com eles.
 

Nota: Enquanto o Reiki tem se mostrado seguro, não deve ser usado como um substituto para cuidados médicos. Para doenças graves, sempre procurar a ajuda de um médico licenciado ou outro profissional de saúde.
 

Fonte: Institute for Integrative Healthcare Studies - Pesquisa Espaço Luz e Vida - Reiki


Nenhum comentário:

Postar um comentário